Páginas

quinta-feira, janeiro 31, 2019

Teoria com 'Vira-Tempo' explica aparição de Minerva McGonagall em 'Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald


           O segundo filme da franquia de Animais Fantásticos nos deixou muitas questões em aberto e, uma delas, é a aparição da professora Minerva McGonagall. Serviu como um fanservice divertido para o telespectador, porém Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald se passa em 1927 e, de acordo com cálculos feitos por fãs através de informações adquiridas pela própria JK Rowling, a personagem (supostamente) nem era nascida. Muitos consideraram um erro absurdo, já outros não se incomodaram tanto com esse furo. Tiveram também aqueles que não acham que foi um descuido da autora.

            Os fãs que acreditam haver uma explicação para o acontecimento polêmico estão tentando criar formas e teorias para justificar a aparição da personagem (eu sou uma delas), pois se recusam a acreditar que uma história tão “amarrada” quanto Harry Potter seja, de certa forma, desrespeitada por um fator que faz a história perder um pouco a verossimilidade por conta de um erro.



            Bom, apesar de não haver o ano de nascimento de McGonagall no Pottermore, existem informações que nos fazem ter uma ideia da vida cronológica da personagem. Ignorando o easter egg que aparece em Harry Potter e a Pedra Filosofal, na cena (do filme) que o Harry vê a prova que seu pai era um jogador de Quadribol, vemos um emblema escrito “M. G. McGonagall”, dando a entender que, em 1971, a professora Minerva foi uma jogadora de Quadribol. Porém, sabemos que nessa cena diz que o Tiago Potter jogava na posição de Apanhador, enquanto nos livros (que são canônicos) nos é revelado que ele na verdade era Artilheiro (além do ano de 1971 não bater com a cronologia da Minerva) logo, isso não é uma informação relevante.



            Agora, em relação às provas que realmente contam, temos uma na cena do livro de Harry Potter e a Ordem da Fênix quando Dolores Umbridge e Minerva McGonagall estão discutindo, e a Minerva diz que trabalha em Hogwarts há 39 anos. A Ordem da Fênix se passa em 1996, subtraindo com 39, isso nos deixa em 1957 quando ela começa a trabalhar em Hogwarts. No e-book Histórias de Hogwarts: proezas, percalços e passatempos perigosos, disponível no Pottermore, existe um capítulo dedicado à McGonagall, no qual descobrimos que, após ela se formar em Hogwarts, Minerva se apaixona por um Trouxa chamado Dougal McGregor, que chegou até a pedi-la em casamento, entretanto, após um dia de noivado, McGonagall termina com Dougal por preferir não passar o resto de sua vida escondendo sua magia do amado.



            Ao invés de se casar, Minerva começa a trabalhar no Ministério da Magia no Departamento de Execução das Leis da Magia, onde ela trabalharia por dois anos. E, mesmo após receber um convite de promoção no Ministério da Magia, McGonagall recusa, e envia uma carta à Hogwarts pedindo uma vaga como professora na escola. Ela então é aceita para trabalhar em uma posição abaixo do professor Alvo Dumbledore que era chefe no Departamento de Transfiguração. Portanto, Minerva trabalhou no Ministério após dois anos de formada em Hogwarts, então 1957, subtraindo por dois, fica 1955, subtraindo com os 17 anos de idade, resulta em 1938, o ano que ela supostamente teria nascido. Quase 10 anos depois dos eventos de Animais Fantásticos e os Crimes de Grindelwald, ainda assim nós vemos McGonagall como uma professora adulta em Hogwarts: uma vez na sala do Dumbledore, e outra no flashback de Newt e Leta, que é ainda antes de 1927.

            Depois os fãs começaram a especular sobre, e alguns até pensaram na possibilidade de ser um parente da professora, porém os personagens estavam nomeados antes do filme lançar, e o nome “Minerva McGonagall” já estava registrado no script. E mesmo assim não faria sentido, já que a Minerva nasceu Mestiça, ou seja, por um pai Trouxa e uma mãe Bruxa chamada Isabel. Mas e quanto sua avó materna? Ela de fato era uma Bruxa chamada Minerva, todavia ela não possuía o sobrenome McGonagall, já que este só veio do lado paterno da professora.

            No Youtube, eu assisti um vídeo que explica a aparição da Minerva através de uma teoria muito interessante, no canal SuperCarlinBrothers. De acordo com a teoria deles, McGonagall estava ali graças a um Vira-Tempo. Através de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, podemos saber como funciona as regras do Tempo no universo de Harry Potter: quando alguém volta no tempo, tudo que a pessoa fizer, irá afetar diretamente no presente e futuro. Então quando se volta no tempo, e a pessoa fizer alguma coisa, essa coisa já teria acontecido, pois é como se o passado, presente e futuro fossem uma única linha temporal.



            A Minerva, então, teria utilizado o Vira-Tempo em 1957, mesmo ano que ela começa a trabalhar em Hogwarts e recebe uma carta de sua mãe dizendo que o amor da vida da professora, Dougal McGregor, havia se casado com outra mulher. Então, em uma cena de Histórias de Hogwarts: proezas, percalços e passatempos perigosos, Dumbledore encontra McGonagall chorando em uma sala vazia na escola, onde Minerva conta sua história com o Trouxa para o professor. Nessa mesma cena, ao tentar acalentar o sofrimento da amiga, Dumbledore revela seu passado amoroso com Gellert Grindelwald. Por isso a professora era uma das poucas pessoas que sabia o quão difícil foi para Alvo confrontar e derrotar Grindelwald em 1945.

            De acordo com a teoria, foi nessa conversa supracitada que Dumbledore pediu para Minerva voltar no tempo para que ela pudesse ajudá-lo a derrotar Grindelwald, o Bruxo que queria a extinção dos Trouxas; para que ela pudesse lutar a favor da legalização do casamento entre Bruxos e Trouxas.

   

            Através de um artigo no Pottermore sobre Vira-Tempos, descobrimos sobre uma mulher que já viajou por quase 500 anos, então não seria tão absurda a ideia da McGonagall viajar por 40 anos, e tem Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, no qual existe um Vira-Tempo sem limite de lugar e/ou tempo para viajar.

            Mas se a Minerva viaja para antes dela própria nascer, como ela faria para se esconder, já que as pessoas não deveriam vê-la ali? Bom, primeiramente se ela tinha um Vira-Tempo que poderia fazê-la voltar para qualquer lugar em qualquer momento, ela seria capaz de usá-lo sempre que precisasse. Mas também não podemos esquecer que McGonagall é um Animago, logo, ela poderia permanecer escondida como um gato e facilmente evitando a atenção, assim como Pedro Pettigrew ficou em forma de rato por muitos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário